Formato de Documento Computável — Documentos ganham vida com o poder da computação
« Ver todas as perguntas frequentes

Informações para Programadores de Mathematica

O Wolfram CDF Player oferece uma máquina de implementação gráfica para aplicações criadas em função da interface do usuário com uso dos recursos dinâmicos da interface do Mathematica. Quase todas as funções de programação e computação disponíveis no Mathematica podem ser usadas para construir aplicativos para o CDF Player, mas existem algumas restrições de programação que devem ser consideradas quando salvando arquivos no formato FreeCDF*.

Controles e Entradas

Todo conteúdo interativo deve ser gerado com a função Manipulate e é limitado a elementos movidos com o mouse (Slider, Locator, Checkbox, PopupMenu, etc).

Campos de entrada não numéricos não são suportados. Evite usar InputField[x, String] e InputField[x, Boxes]. Já as funções InputField[x, Expression] e InputField[x] são restritas a entradas numéricas, e a função InputField[x, Number] funciona normalmente.

Caixas de diálogo não são suportadas. Evite usar Input ou InputString.


Importação e Exportação de Dados

A importação e exportação de dados não é suportada a partir do CDF Player, exceto para fontes de dados curados pela Wolfram (por exemplo, ChemicalData, CountryData, WordData). Note que dados podem ser pré-carregados em seus aplicativos durando a criação (veja informações abaixo). Evite comandos como Import, ImportString, ExportString, ReadList, OpenRead, OpenWrite, e OpenSQLConnection. Uma vez que o CDF Player não pode carregar dados quando executado, você deve garantir que todas as informações necessárias estejam inclusas nos elementos interativos. Existem dois métodos básicos para embarcar dados:

  • Initialization: pequenos blocos de código e dados podem ser incluídos no comando Manipulate usando a opção Initialization, por exemplo:
    Manipulate[myfunction[mydata,n],{n,0,1}, Initialization:>(myfunction[dat_,n_]:=...;mydata={...})];
  • SaveDefinitions: para blocos de código maiores, pacotes, ou arquivos de dados maiores, pode ser mais fácil defini-los antes de criar o Manipulate, então armazenar o estado dentro do comando Manipulate usando a opção SaveDefinitions, por exemplo:
    <<MyPackage`
    mydata=Import[...];
    Manipulate[myfunction[data,n],{n,0,1},SaveDefinitions->True];

Operações com MathLink

As operações com o MathLink, incluindo .NET/Link, não são suportadas. Evite usar comandos como Install, LinkConnect, LinkOpen, Links, e assim por diante. Isso inclui links para kernels remotos do Mathematica, como gridMathematica.


Front Ends Alternativos

Front ends do kernel, como os que podem ser escritos em Java, C/C++, ou .NET, não são suportados.

* O Wolfram Player Pro expande o Wolfram CDF Player gratuito para oferecer aplicações com mais alto nível de conteúdo como importação de dados e entradas textuais. Entre em contato ou veja a comparação de recursos para mais detalhes.



Select Language: enjaeszhruko