Formato de Documento Computável — Documentos ganham vida com o poder da computação

Perguntas Frequentes sobre o Formato de Documento Computável (CDF)

Criação e Distribuição de CDFs

Como eu crio CDFs?
Atualmente, CDFs são criados diretamente no Mathematica. Implemente CDFs como aplicativos independentes ou embarcados em páginas da web com as seguintes opções: File > Deploy ou usando a função CDFDeploy. Crie novos CDFs a com File > New > FreeCDF. Exporte um arquivo em CDF através da opção File > Save As > Computable Document (.cdf) ou com a função Export. Em breve mais formas de implementar CDFs.

Como eu faço para preparar conteúdo que funcione de maneira interativa no Wolfram CDF Player?
Quase todas as funções de programação e computação disponíveis no Mathematica podem ser usadas para construir aplicativos em CDF. Use o comando Manipulate para gerar conteúdo interativo controlado por ações do mouse.

Posso usar qualquer função que eu quiser do Mathematica para criar CDFs?
Sim. Quase todas as funções computacionais do Mathematica podem ser incorporadas em CDFs. Porém, em arquivos salvos diretamente do Mathematica para o CDF Player gratuito, restringem algumas das funcionalidades, como: campos de entrada não numérica, caixas de diálogo e importação e exportação de dados (exceto para fontes de dados curados pela Wolfram, como ChemicalData, CountryData, e WordData). Favor entrar em contato sobre ativação de conteúdo de aplicações de mais alto nível em CDFs.

Como eu faço para obter mais detalhes sobre como criar CDFs?
Para mais informações sobre a criação de CDFs, veja Introdução à Manipulate, Como Criar Arquivos no Formato de Documento Computável (CDF), e Informações para Programadores de Mathematica.

O Mathematica consegue executar arquivos em CDF?
Sim, o Mathematica cria, edita, e executa CDFs.

Posso importar documentos do Microsoft Office, PDFs, ou outros formatos de arquivos para CDFs?
Quando você cria um CDF, você pode importar dados, texto e imagens do Excel e do Word. Você pode copiar equações de arquivos do Word e colá-las como expressões MathML no Mathematica. Você pode importar conteúdo de arquivos PDF e importar todos os padrões raster, assim como imagens em vetores.

É possível usar o plugin do CDF em documentos do Microsoft Office ou em PDFs?
Atualmente o plugin do CDF Player suporta somente navegadores de internet. Nós estamos explorando os mesmos recursos em outros tipos de aplicações. Entre em contato para mais detalhes sobre quando o CDF será suportado em outras aplicações.

Qual a diferença entre arquivos .cdf, .nbp, e .nb?
Notebooks salvos normalmente no Mathematica são arquivos .nb, visíveis, porém não interativos no CDF Player. Notebooks salvos no Mathematica como arquivos .cdf deixam o conteúdo interativo no CDF Player. Arquivos de notebooks criados anteriormente como arquivos .nbp também funcionam de maneira interativa no CDF Player, e usuários do Mathematica 6 ou 7 podem continuar salvando os notebooks como .nbp usando o portal de registro do Mathematica Player.

Existe algum tipo de restrição quanto à distribuição dos CDFs?
CDFs gerados pelo Mathematica podem ser distribuídos gratuitamente, desde que o conteúdo do arquivo seja gratuito ou de domínio público. Restrições são aplicadas caso CDFs sejam vendidos ou licenciados comercialmente pelos criadores do conteúdo. Para mais informações consulte as opções de licenciamento do CDF.

Posso remover a tela de boas vindas, barra de ferramentas ou o logotipo em marca d'água que eu vejo quando abro CDFs no CDF Player ou quando vejo CDFs online com o plugin para navegadores de internet?
A presença das marcas da Wolfram faz parte dos termos de licença do FreeCDF — um requerimento mínimo para utilizar os benefícios de computação dinâmica como parte do seu conteúdo gratuito e interativo. Favor entrar em contato sobre licenças comerciais e soluções de consultoria, que variam de produtos sem marca a serviços completos de criação de conteúdo.

Posso colocar proteção contra cópia nos meus CDFs?
No momento, nós não possuímos Digital Rights Management (DRM) para o CDF, mas estamos trabalhando para disponibilizá-lo. Entre em contato para mais informações sobre quando o DRM será disponibilizado.

Posso disponibilizar o download do CDF Player diretamente do meu site?
Você pode oferecer um link para o nosso site de download, mas o download não pode vir diretamente do seu site. Isso garante que os usuários sempre terão a versão mais recente do CDF Player. Caso você possua um tipo especial de uso do CDF Player que requer que o Player seja distribuído fisicamente ou diretamente através do portal da sua organização, entre em contato.

Posso colocar CDFs no meu site?
Sim, assumindo que o uso que você oferece esteja de acordo com opções de licenciamento do CDF e que não infrinja nenhuma marca registrada ou propriedade de nenhuma outra parte. Talvez você também precise disponibilizar um link da página de download do CDF Player próximo ao documento.

Como eu faço para embarcar um CDF na minha página ou blog?
Primeiramente, coloque o CDF ou conta de armazenamento grauito, como o serviço da Amazon Simple Storage Service (S3) ou Dropbox. Em breve será possível armazenar CDFs em serviços de nuvem da Wolfram.

Então, se o seu site permitir o uso de JavaScript, basta utilizar o código-exemplo e as instruções fornecidas na nossa página de Distribuição na Web. (Você também pode obter o código para embarcar a partir do assistente de impementação web do Mathematica.) Usando a biblioteca de JavaScript da Wolfram e embarcando o código permite que você escolha conteúdo padrão para ser visualizado na sua página quando os visitantes não tiverem o CDF Player instalado.

Como eu posso embarcar CDF em uma página da web ou blog se eu não puder usar JavaScript?
Se o seu site não permitir o uso de JavaScript, mas você pode editar o HTML, você pode utilizar HTML <embed> tag. Veja a página de Distribuição na Web para detalhes.

Para maior flexibilidade, você pode utilizar o código JavaScript em um arquivo HTML, armazenar tal arquivo em uma conta de armazenamento gratuito, e então utilizar um iframe para incluir tal HTML na sua página da web ou post em um blog.

Onde eu posso obter mais ajuda sobre como embarcar CDFs?
Veja a página de distribuição na web para mais detalhes. Para um CDF que você quer usar para teste, veja a página de exemplos em CDF embarcados.

O CDF Player está disponível para o iPad? O iPad é uma parte importante da nossa estratégia de CDF. Entre em contato para mais informações sobre quando o CDF será suportado em tal plataforma.

O CDF Player está disponível em outros aparelhos móveis/portáteis? Nós estamos constantemente buscando soluções para todos os aparelhos móveis/portáteis, inclusive serviços baseados em computação em nuvem. Entre em contato para mais informações sobre quando o CDF será suportado por plataformas móveis/portáteis.

Qual a diferença entre o webMathematica e CDF embarcado? Tanto o webMathematica quanto o CDF embarcado deixam o seu website interativo. Com o webMathematica, a computação acontece no servidor, enquanto com o CDF, acontece localmente no plugin do CDF Player. CDFs embarcados podem ser mais simples de criar e implementar.



Sobre os CDFs

O CDF é um formato de arquivo aberto?
Atualmente a Wolfram oferece as especificações do CDF como um formato público, o que significa que está disponível ao grande público, não criptografado, e documentado no nosso Centro de Documentação do Wolfram Mathematica.

Qual a diferença entre CDFs e outros formatos de documento como DOC ou PDF?
Quando vistos com o Wolfram CDF Player, os CDFs permitem uma experiência interativa independente de em qual plataforma operado, explorando computações dinâmicas, assim como recursos padrões do documento. Diferentemente de arquivos estáticos em DOC ou PDF, os CDFs combinam os recursos de documentos e aplicativos em um único container de conhecimento movido por computação, possibilitando que os leitores interajam com o conteúdo e gerem resultados ao vivo.

Onde eu posso encontrar CDFs prontos?
Conteúdo está começando a aparecer conforme editores da web e desenvolvedores de conteúdo adotam o formato. Fontes da Wolfram incluem o Wolfram Demonstrations Project, Wolfram Blog, The Mathematica Journal, e o Wolfram|Alpha.

Eu achei um CDF em um site público. Eu estou licenciado a abrir este CDF com o CDF Player?
Sim, assumindo que o CDF não infrinja direitos autorais ou outro direito de propriedade de qualquer parte.

Como eu posso ter certeza que um arquivo em CDF não contém vírus ou malwares?
Quando um CDF é aberto com o plugin no seu navegador de internet, o plugin é executado em modo sandbox. Neste modo, o acesso aos arquivos locais é bloqueado, juntamente com certos outros recursos que possam afetar o seu ambiente de trabalho local.

Quando você abre o CDF fora do navegador de internet em um ambiente independente, muitas das restrições do modo sandbox são levantadas. Porém, o CDF Player irá detectar qualquer código que cause possível interação de risco, e irá desabilitar tal código antes de executar o arquivo. Neste momento, o CDF Player oferece a opção de habilitar ou desabilitar o conteúdo interativo. Aceitar ou não esta opção depende da sua confiança na fonte do arquivo.



CDF em Diferentes Áreas

Eu estou desenvolvendo um aplicativo integral, posso usar o CDF? O CDF pode o ajudar a desenvolver aplicativos que requerem computação intensiva, com controles de fácil usabilidade e flexibilidade na implementação. Aplicativos em CDF podem ser prototipados facilmente como aplicativos tradicionais para o ambiente de trabalho ou como aplicativos tendo como base os navegadores de internet. Veja exemplos»

Eu só quero compartilhar um exemplo. Posso usar o CDF para isso? Com implementações com o CDF, uma ferramenta permite que você crie e publique conteúdo interativo. Você pode compartilhar seus aplicativos através do Demonstrations Project, que possui mais de 7.000 aplicativos em tópicos que variam de matemática do ensino fundamental, passando por engenharia comercial até música e jogos. Você também pode colocar um link para download ou embarcar seu aplicativo em sua página da web ou blog. Veja exemplos»

Como eu faço para usar o CDF para livros-texto? Como uma solução completa de e-books para editores STEM (em tradução livre CTEM, ciência, tecnologia engenharia e matemática), o CDF economiza tempo e dinheiro, porque tudo o que os escritores precisam, de diagramas de composição, texto, e matemática para desenvolver gráficos interativos para implementação, em uma única ferramenta. Além do mais, leitores podem interagir com o conteúdo para uma experiência engajante e compreensão mais profunda do que com livros estáticos. Veja exemplos»

Como os CDFs podem melhorar trabalhos de pesquisa e jornais científicos? O CDF permite que autores adicionem elementos interativos a seus trabalhos, oferecendo aos leitores uma melhor compreensão sem a necessidade de envolver especialistas em programação. Artigos podem incluir dados e computações para que outros pesquisadores possam verificar os resultados diretamente no documento. Veja exemplos»

Sou um consultor. O CDF pode me ajudar? Com o CDF, você pode ajudar seus clientes a tomarem melhores decisões. Eles podem interagir diretamente com os diagramas dos seus relatórios e outros formatos de representação de dados, além de poder explorar cenários de forma dinâmica, ou ver o mesmo material apresentado passo-a-passo como uma apresentação interativa. Veja exemplos»

Como o CDF pode melhorar relatórios financeiros? Relatórios financeiros baseados em CDF oferecem mais informações do que PDFs ou gráficos estáticos. Leitores podem interagir com diagramas e explorar cenários de forma dinâmica para entender melhor o conteúdo e tomar decisões com mais informação. Veja exemplos»

O CDF pode me ajudar a escrever relatórios para meus clientes? Relatórios em CDF são interativos e incluem ferramentas para computação em tempo real que permitem que os leitores testem cenários multidimensionais, fazendo que seus clientes possam tomar melhores decisões do que seria possível com relatórios estáticos. Veja exemplos»

Como a mídia pode fazer uso do CDF? Infográficos feitos com CDF ilustram tópicos complexos ou apresentam dados de maneira mais clara — dando vida a publicações online conforme leitores interagem com gráficos, diagramas, mapas e outros tipos de elementos gráficos. Com a capacidade incorporada de executar computações intensas, os CDFs podem informar usuários melhor do que as tecnologias padrão da web. Veja exemplos»



Usando o Wolfram CDF Player

O CDF Player é capaz de abrir todos os notebooks do Mathematica?
Sim, todos os notebooks do Mathematica podem ser visualizados no CDF Player, mas somente arquivos no formato .cdf (ou formato .nbp) funcionarão interativamente.

Eu abri um notebook, mas os elementos interativos não funcionam — eles aparecem como caixas cinza ou imagens do mini aplicativo. O que está errado?
O autor do notebook em questão não o salvou como CDF usando o Mathematica. Você pode fazer essa conversão você mesmo, desde que o conteúdo não infrinja nenhuma propriedade intelectual ou outro direito de propriedade de qualquer parte.

Quando eu abro um CDF, eu vejo um aviso sobre conteúdo dinâmico. O que este aviso significa?
Arquivos que contém conteúdo interativo podem executar o código sem envolver o usuário, exceto abrir o arquivo.
Alguns diretórios, incluindo as pastas do desktop e downloads, são por definição "não confiáveis", portanto ao abrir um CDF salvo nesses diretórios (ou subdiretórios dos mesmos) gerarão o aviso. Você pode clicar no botão sobre o aviso para habilitar o conteúdo dinâmico. Para mais informações veja o tutorial de Segurança em Notebooks.

Porque eu não posso editar textos no CDF Player?
A razão de existência do CDF Player é ser uma ferramenta de implementação. Se você quer editar ou criar aplicativos ou documentos, você precisa do Mathematica ou de algum outro criador de conteúdo em CDF, como o Wolfram|Alpha.

Quando eu instalo uma nova versão do Mathematica, o plugin do navegador de internet também é atualizado?
Sim. Quando você instala uma versão mais recente do Mathematica, a versão mais recente do plugin para o navegador também é instalada. Porém, usuários do Mac OS X precisam instalar o pacote Mathematica Extras do DVD ou imagem de disco e reiniciar o navegador para atualizar o plugin.

Eu estou tendo problemas para fazer o CDF funcionar. Como eu posso reportar estes problemas?
Favor entrar em contato com uma descrição do problema para nos ajudar a resolvê-lo.



Sobre o Wolfram CDF Player

O CDF Player funciona com arquivos de áudio ou vídeo?
Não, o CDF Player não é um player de mídia, é um runtime que suporta especificamente visualização e interação com arquivos nos formatos .cdf, .nbp, e .nb.

A interatividade que eu vejo no CDF Player usa algum outro tipo de tecnologia de applet como Java, .NET, e Flash?
Não, os applets são movidos por tecnologia derivada da tecnologia Wolfram Mathematica, desenvolvida internamente por mais de uma década. Isso promove criação de alto nível, em uma única linguagem, com habilidade de assumir uma grande funcionalidade de tecnologia, por sua vez, gerando mais recursos, ainda mais refinados melhorando a experiência do usuário e aumentando a disponibilidade para todos que possuem o CDF Player instalado.

Em quais plataformas o CDF Player está disponível?
O CDF Player está disponível para Windows e Mac OS X com funcionalidade para área de trabalho e plugin para navegadores de internet. O Linux só possui suporte a funcionalidade à área de trabalho. Nós estamos continuamente buscando soluções para todos os aparelhos portáteis/móveis, incluindo o iPad e serviços de computação em nuvem, para disponibilizar o CDF a todos, em qualquer lugar. Entre em contato para mais informações sobre quando o CDF estará disponível para plataformas portáteis/móveis.

Quais são os requerimentos do sistema para o CDF Player?
O CDF Player requer um processador Intel Pentium III 650 MHz ou equivalente, e recomendamos 1GB ou mais de RAM. Em sistemas Linux, o CDF Player requer suporte 32-bit.

Eu estou em um ambiente seguro. O administrador da minha localização pode distribuir o CDF Player internamente aos meus colegas?
Sim. Se você está em um laboratório ou outra localização onde o nosso site para download não é acessível, você pode distribuir o CDF Player dentro da sua organização. Entre em contato para mais informações.

Eu recebi o CDF Player em um pacote junto com meu computador ou outra aplicação, este é o mesmo que o CDF Player que eu posso baixar aqui?
Sim, nós licenciamos o CDF Player para ser combinado com uma variedade de hardware e software. As versões oferecidas por pacotes de OEMs têm os mesmos recursos que a versão para download e podem ser atualizados da mesma maneira. Para obter a versão mais recente do CDF Player, ou para ver se alguma atualização foi feita, visite a página de download.

Eu comprei o Mathematica. Posso abrir CDFs no Mathematica ao invés de usar o CDF Player?
Sim. Sua instalação do Mathematica sempre poderá substituir o CDF Player se a versão principal for a mesma.

Porque eu preciso baixar o plugin para executar CDFs?
O plugin do CDF Player oferece praticamente o mesmo que o Mathematica, oferecendo algoritmos especializados para computação e visualização em tópicos que variam de engenharia, passando por finanças e estatística, até processamento de imagens. Estes cálculos superam facilmente as tecnologias padrão da web e oferecem velocidade e interatividade. Para mais informações veja a potência por trás do CDF.

Porque o arquivo de download do CDF Player é tão grande?
O CDF Player oferece praticamente o mesmo que o Mathematica — mais de 3.000 funções incorporadas para uma dúzia de áreas de aplicação — para computação e visualização de tópicos que variam de engenharia, passando por finanças e estatística, até processamento de imagens. Para mais informações veja a potência por trás do CDF.

Posso distribuir CDFs com funcionalidades melhoradas a pessoas que tem o CDF Player?
Sim. Você pode trabalhar conosco para melhorar a funcionalidade dos CDFs, como importação e exportação de dados ou entradas não numéricas. Você também pode considerar fazer sua implementação com o Wolfram Player Pro.

Qual a diferença entre o Wolfram CDF Player e o Wolfram Player Pro?
O Wolfram CDF Player é um runtime de execução avançada especialmente adequado para todos os formatos de arquivo da Wolfram, incluindo CDFs criados pelo Mathematica ou outras fontes, com a recente nova funcionalidade de plugin para navegadores. O Wolfram Player Pro, é um runtime independente com funcionalidade avançada, que é especialmente adequado para aplicações onde importação de dados, entradas de texto e outros recursos típicos são necessários. O Mathematica é a ferramenta completa para desenvolvimento de CDFs e a melhor aplicação para computação em nível empresarial. Para mais detalhes, veja a comparação de recursos.

Qual a diferença entre o Mathematica Player e o Wolfram CDF Player?
O Mathematica Player é um runtime mais antigo da Wolfram. Se você possui o Mathematica Player, atualizando para o Wolfram CDF Player gratuito, permitirá que você use toda a funcionalidade das versões mais recentes do Mathematica. assim como o plugin para navegadores de web.



Select Language: enjaeszhruko