Empresa

« História & Origem

História & Origem

O Mathematica é o sistema de computação mais potente do mundo. Desde o seu lançamento no ano de 1988, o Mathematica causou um profundo impacto na maneira em que computadores são usados em diferentes áreas como, por exemplo, para fins técnicos. Após sofrer uma grande revolução em 2007, o Mathematica continuou o momento de inovação e, em 2008, integrou aplicações à novas áreas.

Celebre a história do Mathematica - Visite o Scrapbook Diz-se frequentemente que o lançamento do Mathematica marcou o início da computação moderna. Desde a década de 1960, o mundo da computação provinha pacotes individuais para cálculo numérico, algébrico, gráfico, além de outras tarefas. A diferença proposta pelo Mathematica foi o conceito visionário envolvido, que permitiu a um único sistema tratar os diferentes aspectos de computação técnica de uma forma coerente e unificada. O avanço intelectual fundamental que permitiu tal invenção foi a criação de uma nova linguagem simbólica computacional. Esta nova linguagem possibilitou, pela primeira vez, a manipulação da quantidade necessária de objetos para obter a generalização requerida para computação, sendo que, para isso fez-se uso de um número relativamente pequeno de primitivas básicas.

Quando a versão 1.0 do Mathematica Mathematica foi lançada, o jornal 'The New York Times'publicou: “a importância deste programa não pode ser negligenciada”; já a revista 'Business Week' classificou o Mathematica como um dos 10 produtos mais importantes do ano. O Mathematica também foi saudado na comunidade técnica como uma grande revolução intelectual e prática.

À primeira vista, o impacto do Mathematicafoi sentido em áreas como física, engenharia e matemática. Mas, com o passar dos anos o Mathematica tornou-se uma ferramenta importante em uma notável variedade de campos, sendo eles técnicos ou não. O Mathematica é usado atualmente em vários campos da ciência – física, biologia, social, além de outros – e conta com muitos dos mais proeminentes cientistas do mundo entre seus adeptos e entusiastas. O software desempenhou um papel crucial em várias descobertas e tem servido de base para milhares de artigos científicos. Na engenharia, o Mathematica Mathematica se tornou o padrão tanto para pesquisa e desenvolvimento quanto para produção e, no presente momento, muitos dos mais importantes produtos do mundo estão ligados ao Mathematica em algum momento do seu desenvolvimento. Na área comercial, o Mathematica contribuiu significativamente para o crescimento de modelos financeiros, além de ser usado em várias formas de planejamento e análise. O Mathematica também surgiu como uma ferramenta importante na ciência da computação e desenvolvimento de softwares: a linguagem empregada pelo Mathematica é utilizada amplamente em ambientes de desenvolvimento de pesquisa, protótipos e interfaces.

A maioria da comunidade de usuários do Mathematicaconsiste de profissionais, tanto de áreas técnicas quanto outras áreas. Além de ser usado na indústria e prestação de serviços o Mathematica é usado em peso para fins educativos. Atualmente centenas de cursos, de nível médio à superior, são complementados com o Mathematica. Fora usuários formais como instituições de ensino e empresas, o software possui versões para estudantes, tornando-se uma ferramenta popular e prestigiada por estudantes do mundo inteiro.

A diversidade de usuários do Mathematica é algo impressionante. O Mathematica possui adeptos em todos os continentes que incluem artistas, compositores, linguistas, advogados, assim como usuários não profissionais.

Desde o seu lançamento, o Mathematica teve um crescimento constante no número de usuários, que atualmente está na escala de milhões. O Mathematica é o software padrão em diversas empresas, é usado por todas as empresas incluídas na listagem ‘Fortune 50’, pelos 15 maiores setores do governo dos Estados Unidos, além das 50 maiores universidade do mundo.

Em nível técnico, o Mathematica é considerado amplamente considerado um dos maiores feitos em engenharia de software. Também visto como um dos maiores programas já desenvolvidos, que contém um vasto conjunto de novos algoritmos e inovações marcantes. Diversos paradigmas providos pelo Mathematica se mostraram grandes tendências no desenvolvimento de softwares, e cada versão lançada redefiniu, invariavelmente o estado da arte em diversas áreas da computação.

O desenvolvimento do Mathematica é fruto do trabalho de uma equipe de nível mundial na Wolfram Research, desde o início, liderados pelo fundador Stephen Wolfram. O sucesso do Mathematica permitiu à empresa o foco em longo-prazo, além de possibilitar a realização de um programa único de pesquisa e desenvolvimento. Outros desenvolvimentos possibilitados incluem o suporte à comunidade intelectual internacional com uma grande variedade de sites de acesso gratuito.

Através dos anos, a generalidade dos códigos do Mathematicapermitiu uma grande expansão na sua abrangência. Desde sua origem, como um sistema usado para fins matemáticos e computação técnica, o Mathematica se tornou uma grande forca em muitas outras áreas da computação. Com as mudanças drásticas feitas nos anos de 2007 e 2008, o software completa duas décadas de existência, com um passado de definição das tendências da computação, e indo em direção a um futuro brilhante.