Empresa

« História & Origem

A História do Mathematica

Celebrando 25 anos do Mathematica: 1988-2013

O Mathematica é o sistema de computação mais potente do mundo. Desde o seu lançamento no ano de 1988, ele causou um profundo impacto na maneira como computadores são usados em diferentes áreas como, por exemplo, para fins técnicos. Em 2008, após sofrer uma grande renovação em 2007, o Mathematica continuou inovando ao trazer novas áreas de aplicação para o seu quadro integrado.

Diz-se frequentemente que o lançamento do Mathematica marcou o início da computação moderna. Desde a década de 1960, o mundo da computação provinha pacotes individuais para cálculo numérico, algébrico, gráfico, além de outras tarefas. A diferença proposta pelo Mathematica foi o conceito visionário envolvido, que permitiu a um único sistema tratar os diferentes aspectos de computação técnica de uma forma coerente e unificada. O avanço intelectual fundamental que permitiu tal invenção foi a criação de uma nova linguagem simbólica computacional. Esta nova linguagem possibilitou, pela primeira vez, a manipulação da quantidade necessária de objetos para obter a generalização requerida para computação, sendo que, para isso fez-se uso de um número relativamente pequeno de primitivas básicas.

Quando a versão 1.0 do Mathematica foi lançada, o jornal 'The New York Times' publicou: “a importância deste programa não pode ser negligenciada”; já a revista 'Business Week' classificou o Mathematica como um dos 10 produtos mais importantes do ano. O Mathematica também foi saudado na comunidade técnica como uma grande revolução intelectual e prática.

À primeira vista, o impacto do Mathematica foi sentido em áreas como física, engenharia e matemática. Mas, com o passar dos anos o Mathematica tornou-se uma ferramenta importante em uma notável variedade de campos, sendo eles técnicos ou não. O Mathematica é usado atualmente em vários campos da ciência – física, biologia, social, além de outros – e conta com muitos dos mais proeminentes cientistas do mundo entre seus adeptos e entusiastas. O software desempenhou um papel crucial em várias descobertas e tem servido de base para milhares de artigos científicos. Na engenharia, o Mathematica se tornou o padrão tanto para pesquisa e desenvolvimento quanto para produção e, no presente momento, muitos dos mais importantes produtos do mundo estão ligados ao Mathematica em algum momento do seu desenvolvimento. Na área comercial, o Mathematica contribuiu significativamente para o crescimento de modelos financeiros, além de ser usado em várias formas de planejamento e análise. O Mathematica também surgiu como uma ferramenta importante na ciência da computação e desenvolvimento de softwares: a linguagem empregada pelo Mathematica é utilizada amplamente em ambientes de desenvolvimento de pesquisa, protótipos e interfaces.

A maioria da comunidade de usuários do Mathematica consiste de profissionais, tanto de áreas técnicas quanto outras áreas. Além de ser usado na indústria e prestação de serviços o Mathematica é usado em peso para fins educativos. Atualmente centenas de cursos, de nível médio à superior, são complementados com o Mathematica. Fora usuários formais como instituições de ensino e empresas, o software possui versões para estudantes, tornando-se uma ferramenta popular e prestigiada por estudantes do mundo inteiro.

A diversidade de usuários do Mathematica é algo impressionante. O Mathematica possui adeptos em todos os continentes, abrangendo de menores de 10 anos em diante, no que se incluem artistas, compositores, linguistas, advogados, assim como usuários não profissionais.

Desde o seu lançamento, o Mathematica teve um crescimento constante no número de usuários, que atualmente está na escala de milhões. O Mathematica é o software padrão em diversas empresas, é usado por todas as empresas incluídas na listagem ‘Fortune 50’, pelos 15 maiores setores do governo dos Estados Unidos, além das 50 maiores universidade do mundo.

Em nível técnico, o Mathematica é considerado amplamente considerado um dos maiores feitos em engenharia de software. Também visto como um dos maiores programas já desenvolvidos, que contém um vasto conjunto de novos algoritmos e inovações marcantes. Diversos paradigmas providos pelo Mathematica se mostraram grandes tendências no desenvolvimento de softwares, e cada versão lançada redefiniu, invariavelmente o estado da arte em diversas áreas da computação.

O desenvolvimento do Mathematica é fruto do trabalho de uma equipe de nível mundial na Wolfram Research, desde o início, liderados pelo fundador Stephen Wolfram. O sucesso do Mathematica permitiu à empresa o foco em longo-prazo, além de possibilitar a realização de um programa único de pesquisa e desenvolvimento. Outros desenvolvimentos possibilitados incluem o suporte à comunidade intelectual internacional com uma grande variedade de sites de acesso gratuito.

Através dos anos, a generalidade dos códigos do Mathematica permitiu uma grande expansão na sua abrangência. Desde sua origem, como um sistema usado para fins matemáticos e computação técnica, o Mathematica se tornou uma grande forca em muitas outras áreas da computação. Com as mudanças drásticas feitas nos anos de 2007 e 2008, o software completa duas décadas de existência, com um passado de definição das tendências da computação, e indo em direção a um futuro brilhante.



Select Language: enjaeszhruko