Wolfram Language

Perguntas e Respostas

Como a Wolfram Language se diferencia do Mathematica?

À primeira vista, a Wolfram Language = Mathematica + Wolfram|Alpha + Cloud + Etc. É compatível com o Mathematica, mas apresenta uma evolução significativa, incluindo conhecimento, implementação e muitas novas ideias.

É difícil de aprender?

A Wolfram Language é ampla e profunda, mas está estruturada sobre um pequeno número de princípios que são muito fáceis de aprender. Possui também assistência preditiva para o usuário sugerindo sempre os passos seguintes. Possui centenas de milhares de exemplos disponíveis. E o nosso diferencial: você pode começar usando linguagem natural, como no Wolfram|Alpha.

Em quais plataformas pode ser executada?

O Wolfram Engine pode ser executado no desktop, nuvem ou dispositivos móveis. Seu kernel executa em arquiteturas Intel e ARM, linux, Mac e Windows, assim como iOS e Android, e alguns sistemas incorporados. Sua interface interativa se executa de forma nativa em Mac, Windows e Linux, e é compatível também com navegadores da web.

Existe uma comunidade de usuários?

Sim. Porque todos os usuários do Mathematica já estão usando a Wolfram Language, e já existe uma comunidade de usuários estabalecida em todo o mundo para o Mathematica.

A Wolfram Language gera gráficos?

Claro! Na verdade, uma das grandes vantagens da Wolfram Language é a grande variedade de funções incorporadas de visualização e gráficos 2D, 3D, rede,geo, etc, altamente automatizadas. As visualizações podem ser interativas e podem ser exportadas em qualquer formato padrão.

É de acesso livre?

Exceto para alguns componentes, não. A Wolfram Language foi evoluindo ao longo de três décadas de intenso desenvolvimento comercial, e agora se apoia em muitos componentes baseados na nuvem. O objetivo da Wolfram Research é tornar a Wolfram Language o mais acessível possível, de forma local ou na nuvem.

Tem palavras que estão na moda em programação?

Confira a lita de palavras que estão na moda. Pode ser que a Wolfram Language seja a liguagem que mais possui palavras que estão na moda. Mas, mais importante que isso, é estruturada sobre uma poderosa e inovadora base de programação simbólica que utiliza uma impressionante variedade de ideias e possibilidades de programação.

Como é licenciada?

A Wolfram Language tem vários modelos de licença dependendo da forma em que é usada. Está disponível gratuitamente na nuvem para usos ocasionais, em CDF Player, e em sistemas como Raspberry Pi. Está disponível através de licenças locais em instituições de ensino. Também está disponível através de uma variedade de ofertas de assinatura e de compra de produtos. A Wolfram Language também está licenciada para uso OEM, incorporado em sistemas de hardware e software.

Possui tipagem dinâmica?

Sim. Em uma poderosa forma simbólica. Assim como muitos outros atributos procurados em linguagens modernas.

Como obtenho ajuda quando estiver usando Wolfram Language?

Existe uma comunidade on-line muito ativa que também inclui outros produtos da Wolfram Language, além do suporte técnico disponível através da Wolfram Research. A Wolfram Solutions oferece consultoria corporativa para projetos com a Wolfram Language.

Executa de forma interativa?

Sim. Você sempre pode executar a Wolfram Language de forma interativa, para desenvolver e depurar seus programas. Também pode ser executada em modo de servidor, suportando vários tipos de usos de produção em grande escala.

Existe uma consultoria disponível para Wolfram Language?

Sim. Através da Wolfram Research ou de terceiros. A Wolfram Technical Services oferece assistência com projetos pequenos; a Wolfram Solutions se encarrega de desenvolvimento e implantação em grande escala para grandes organizações.

Funciona com outras linguagens?

Sim! A Wolfram Language pode criar automaticamente APIs instantâneas, assim como códigos para acioná-las a partir da maioria das linguagens padrão. Comunicação completa nos dois sentidos por meio do protocolo de alto nível WolframLink, com suporte nativo para C, C++, Java, .NET e R.

Como a Wolfram Language se compara a outras linguagens?

Diferente de outras linguagens, a Wolfram Language é baseada em conhecimento e tem a filosofia de automatizar e incorporar o máximo de reursos possíveis. A Wolfram Language também é simbólica, a qual oferece uma rica estrutura, permitindo unificar e expandir muitas ideias poderosas que tem se popularizado em algumas das linguagens mais modernas da atualidade.

Suporta paralelismo?

Sim. Paralelismo está incorporado na linguagem. Em uma variedade de ambientes, o Wolfram Engine tem suporte direto para computação distribuída homogênea e heterogênea .

Qual sua história e evolução?

A Wolfram Language é o resultado da tecnologia criada pela Wolfram Research nos últimas três décadas. A estrutura e algoritmos fundamentais da Wolfram Language são uma evolução compatível da linguagem no Mathematica. A base de conhecimento Wolfram é uma evolução do projeto do Wolfram|Alpha, que também tem sido pioneiro em alguns dos métodos na nuvem utilizados na Wolfram Language.

Quão rápida é?

O conceito da Wolfram Language é ter uma grande variedade de recursos incorporados, e assim implementá-los com algoritmos perfeitos. Na prática, esses algoritmos quase sempre superam os códigos escritos mais rápidos, porque também podem chamar livremente outros recursos sofisticados da Wolfram Language. Se você não usa o estilo da Wolfram Language, mas escreve código similar a C, a execução será mais lenta; porém se você já tem código C, você pode simplesmente chamá-lo rapidamente através do WolframLink.

A Wolfram language se inspirou em quais linguagens?

LISP e APL foram as duas primeiras influências, assim como foi a linguagem simbólica de Stephen Wolfram de 1981. Durante seu desenvolvimento dentro do Mathematica, a Wolfram Language desenvolveu seus próprios conceitos de design e metodologia; e muitas linguagens que tem surgido nas últimas três décadas tem sido influenciadas por estes desenvolvimentos.

Quão bem ela escala?

Umas das características mais notáveis da Wolfram Language é sua habilidade tanto para programas de uma linha como de um milhão de linhas. Dentro do Mathematica, a Wolfram Language tem sido usada em inúmeros ambientes de produção. É usada também para o Wolfram|Alpha, que processa milhares de consultas por ano.

O quanto Stephen Wolfram está envolvido?

Muito! Ele revisa cada recurso da linguagem e inventa muitos deles. Durante todos esses anos ele tem estruturado uma grande e talentosa equipe que desenvolve os conceitos da linguagem. Mas a Wolfram Language continua sendo de várias maneiras o principal trabalho de Stephen Wolfram.

Pode ser executada na web?

Sim! Através da Wolfram Cloud, pode ser executada de forma interativa, ou pode ser executada através de APIs, formulários, e outros tipos de implemetações na web.

Como se relaciona com a internet de todas as coisas?

A Wolfram Language está configurada para incorporar um modelo do mundo real, permitindo que a linguagem represente e analise dados de dispositivos móveis de forma imediata. Possui frameworks para se conectar a dispositivos diretamente e por meio de APIs, e processar dados no local ou na nuvem. O projeto Wolfram Dispositivos Conectados está selecionando os dispositivos usados hoje em dia.

de en es fr ja ko ru zh