Computação de alto desempenho com Wolfram Mathematica

Proporcionando a melhor velocidade, escopo e escalabilidade

Computação de alto desempenho requer obter as respostas certas para os problemas técnicos mais exigentes. Velocidade é vital, mas não é tudo—você deve obter os resultados que você precisa, e eles devem ser precisos. Mathematica oferece tudo isso e muito mais, integrando importantes tecnologias HPC em um único sistema transparente, de modo que você não tem de escolher entre velocidade e precisão. Com muitas dessas tecnologias aplicadas de forma automatizada, Mathematica é o ambiente de computação de alto desempenho que permite oferecer soluções rápidas e corretas.

Algoritmos escaláveis e velozes

No centro da alta performance do Mathematica está a maior rede do mundo de algoritmos. Cuidadosamente selecionados e muitas vezes inventados pelos desenvolvedores da Wolfram Research, eles foram analisados e otimizados para o melhor desempenho em velocidade, uso de memória, e robustez.

Em muitos casos as funções do Mathematica encapsulam mais de um algoritmo e automaticamente selecionam entre eles para se obter o melhor desempenho para o tamanho e o tipo de entrada e saída necessários. Nenhum outro sistema é tão bem otimizado e automatizado em problemas de qualquer tamanho.

Veja também:

Compilação em tempo de execução

Muitas das funções do Mathematica utilizam compilação em tempo de execução quando apropriado. Ao gerar uma eficiente versão de bytecode de uma expressão ou programa que deverá ser usado repetidamente, consideráveis ganhos de desempenho de rede podem resultar. Como o processo é automático, é mais fácil escrever os programas mais eficientes possíveis.

Veja também:

Multinúcleo, multi-CPU e computação distribuída

Muitos dos algoritmos mais intensivos computacionalmente no Mathematica automaticamente fazem uso de hardware local multinúcleo ou multi-CPU. Além disso, você pode escrever programas paralelos no Mathematica para executar ao longo de várias CPUs localmente ou em hardware remoto. A distribuição e gestão das tarefas é totalmente automática e pode ser escalada a redes de qualquer tamanho usando licenças de extensão gridMathematica.

Veja também:

Eficiente representação de dados

Mathematica representa automaticamente os dados em estruturas internas eficientes, incluindo arranjos empacotados reais e inteiros, dados esparsos, e dados de imagem. Independentemente da representação interna, você pode acessar os dados da mesma forma, com o Mathematica automatizando o processo. Cálculos rápidos com baixa demanda de memória são mais fáceis do que nunca.

Otimização de hardware

Para tirar o melhor proveito do seu computador, o software deve ser otimizado não apenas para o sistema operacional, mas também para a marca e o modelo da CPU. Muitas das rotinas de núcleo no Mathematica são otimizadas para hardware específico e usam bibliotecas otimizadas pelo fornecedor quando benéfico. Quando usado com gridMathematica, você pode especificar uma tarefa uma vez, e ela será automaticamente otimizada de forma diferente em cada nó de acordo com o seu hardware e sistema operacional.

Implementação 64-bit

Mathematica tem implementação integral de 64 bits para todas grandes plataformas. Isto permite ao Mathematica lidar com problemas maiores através do acesso a mais memória. Lançado a partir do limite de 4 GB de implementações de 32 bits, Mathematica pode lidar com grandes conjuntos de dados e tarefas maiores.



Select Language: enjaeszh