Tecnologias ›

Tecnologia notebook Wolfram

Extensões de arquivos e tipos MIME

Os notebooks da Wolfram são documentos estruturados interativos que podem contar texto, gráficos, som, cálculos, expressões tipográficas, e elementos de interface de usuários. Os notebooks tem extensão de arquivo .nb e podem ser acessados e editados em desktop, dispositivos móveis e na nuvem. Os arquivos desse tipo estão associados automaticamente com aplicações da Wolfram Language, tais como o Mathematica, em sistemas onde aplicações da Wolfram Language estão instalados. Para ver a documentação completa para a Wolfram Language na web, visite o Wolfram Language & Centro deDocumentação de Sistema.

Os aqruivos CDF são um subgrupo de notebooks criados especialmente para serem usados com o Wolfram CDF Player (Os arquivos CDF também podem funcionar em outros produtos da Wolfram Language.). O CDF Player é um player disponível para download gratuitamente. Os arquivos CDF são versões "assinadas" de notebooks da Wolfram.

.nb extensão de arquivo para notebooks Wolfram
.cdf extensão de arquivo para arquivos CDF Player
Extensão de arquivos para notebooks.

Existem dois tipos de MIME para notebooks da Wolfram e arquivos CDF. Modificá-los pode efetivamente mudar a aplicação na qual os arquivos de notebook são abertos. É possível configurar seu navegador para carregar automaticamente arquivos de notebook no Mathematica associando o Mathematica com esses tipos de MIME.

.nb application/vnd.wolfram.mathematica
.cdf application/vnd.wolfram.cdf.text
Tipos de MIME para extensões de arquivos.

Formato de arquivo e Especificações

Os notebooks da Wolfram contém apenas caracteres ASCII de 7 bits imprimível, e são visíveis e em grande parte são legíveis para humanos em qualquer editor de texto. Em desktop, é possível determinar a versão do Mathematica ou outra aplicação da Wolfram Language que criou o notebook abrindo o notebook em um editor de texto e encontrando a linha perto da parte superior que diga, por exemplo:

(* CreatedBy='Mathematica 10.2' *)

O formato do arquivo notebook é um formato multiplataforma, o que significa que uma instalação da Wolfram Language em qualquer plataforma compatível pode ler e mostrar um notebook que tenha sido criado em qualquer outra instalação da Wolfram Language em qualquer outra plataforma.

Caracteres de linha nova

Plataformas diferentes utilizam convenções diferentes para caracteres de linha nova: LF (Mac OS X e Unix/Linux), e CR+LF (Windows). Essas convenções são compatíveis com notebooks Wolfram; a Wolfram Language interpreta essas convenções de linha nova da mesma forma.

Mecanismo de cache

Um esquema de arquivos de cache em arquivos notebook é utilizado para cargas incrementais. O cache é gerado automaticamente quando o notebook é salvo, e é armazenado no arquivo dentro dos comentários de código para prevenir que a expressão do notebook seja alterada. Os comentários de código da Wolfram Language são delimitados por (* and *).

A informação de cache é denotada em um notebook por linhas como as seguintes, no começo e no final do arquivo.

(* Informação Interna de Cache *)

Se você editar um notebook em um editor de texto, por exemplo, dados inválidos de chache podem ser usados. Para prevenir isso, assegure-se de deletar a linha perto do início do arquivo que especifica o CacheID quando se edita um notebook fora de produtos baseados na Wolfram Language.

(*CacheID: xxx*)

De forma alternativa, você pode escolher omitir o esquema de arquivos de cache ao mudar o valor da opção PrivateNotebookOptions-> {"FileOutlineCache"} option.

Conversões de formatos e transferência de arquivos

Os notebooks da Wolfram podem ser convertidos em vários formatos. Uma lista de formatos completa está disponível.

Conversão para texto sem formato

Para converter um notebook em um texto sem formato nas versões de desktop do Mathematica, abra o notebook, escolha Arquivo > Salvar como, e selecione Texto sem formato do menu de seleção. Isto pode ser útil para fazer que um notebook esteja disponível para um indexador de documentos, por exemplo. A conversão de texto sem formato pode ser uma sequência de comandos usando as funções incorporadas da Wolfram Language Export e NotebookImport.

Conversão para outros Formatos

Os notebooks da Wolfram podem ser convertidos em vários outros formatos, tais como HTML e PDF. Para fazer isso em versões de desktop do Mathematica, abra o notebook, escolha Arquivo > Salvar como, e use o menu de seleção para ver os vários formatos disponíveis. Conversões para outros formatos também podem ser sequências de comandos usando as funções incorporadas da Wolfram Language Export e NotebookImport.

Transferência de arquivos binária

Como a Wolfram Language interpreta convenções de linha nova de todas plataformas compatíveis da mesma forma, transferir notebooks por meio de transferência de arquivos binária não afeta o notebook.

Transferência de arquivos como texto ASCII

Como os notebooks Wolfram Notebooks são arquivos de texto ASCII, eles podem ser transferios diretamente como anexo via e-mail, via FTP em modo de texto, ou usando qualquer aplicação que transfira dados em modo de texto.

Segurança

A Wolfram Language inclui recursos de interatividade dinâmica que permite que o código seja executado imediatamente quando o notebook é aberto ou quando seções de notebook são carregadas de forma incremental. A Wolfram Language inclui sistemas de segurança que avisam os usuários quando tal execução está prestes a acontecer pela primeira vezem um determinado notebook e permite ao usuário intervir e prevenir qualquer execução dinâmica no notebook.

As opções de segurança são definidas na interface como subopções das opções de Segurança do Notebook. As subopções "TrustedPath" e "UntrustedPath" definem rotas para arquivos de notebook nos quais execuções dinâmicas deveriam ser sempre consideradas confiáveis ou como um risco para segurança. A opção padrão "TrustedPath" contém diretórios usados diretamente pela Wolfram Language, incluindo o diretório de instalação e os diretórios onde normalmente se instalam as aplicações. A opção "UntrustedPath" contém, como padrão, diretórios que são usados normalmente para anexos de e-mails e downloads da web. A opção "TrustByDefault" determina o comportamento de qualquer arquivo de notebook que seja aberto de uma rota que não está na lista de "TrustedPath" ou "UntrustedPath".

De forma padrão, a opção "TrustByDefault" está configurada como Automatic, a qual indica que a interface deveria escanear código Dynamic para símbolos que são potecialmente perigosos, como aqueles que podem conduzir a operações do sistema de arquivos. Qualquer execução dinâmica que contenha símbolos perigosos é interrompida, e o usuário advertido.

A opção "TrustByDefault" também pode ser configurada como True, a qual faz com que a Wolfram Language confie em todo o código dinâmico sem sinalizar ao usuário , ou False, que faz com que a Wolfram Language sinalize ao usuário quando executa todo o código dinâmico, mesmo quando o código parecer que não tem símbolos perigosos.

Como o formato de arquivo de notebook é um texto sem formato, muitas vezes é legível para humano. Porém, existem formas de ofuscar o código nos arquivos de notebook usando compressão entre linha. Se um código malicioso está oculto em uma célula de inicialização, é possível que a Wolfram Language execute a célula imediatamente quando o notebook for aberto. Para evitar este possível problema, é altamente recomendado que os usuários ajustem a opção de interface InitializationCellEvaluation para False ou Automatic e a opção "GlobalInitializationCellWarning" para True quando abrirem os notebooks de uma fonte confiável.

Documentação

Para mais detalhes, visite o guia Aspectos básicos dos notebooks da Wolfram Language & Centro de Documentação de Sistema.

Para mais informações

Para mais informações sobre notebooks e aplicações compatíveis com a Wolfram Language, contate a Wolfram Research:

web: http://www.wolfram.com
e-mail: info@wolfram.com
telefone: +1-217-398-0700 (US)
Para obter mais informações sobre os produtos e serviços Wolfram Language, visite a página http://www.wolfram.com/products.

Para fazer download gratuito do CDF Player, visite http://www.wolfram.com/cdf.

de en es ja ko