Medição de concentração de corante
Na microscopia, a finalidade do processamento de imagens não é apenas a geração de imagens de alta qualidade, mas também para derivar e extrair resultados quantitativos ou qualitativos. O algoritmo de deconvolução de cores serve a esse propósito, converter imagens coloridas de amostras de tecido coradas em distribuições de concentração de absorção de corante.
O tecido na imagem abaixo foi corado utilizando hematoxilina C19 e DAB (3,3'-diaminobenzidina).
A literatura fornece as cores RGB típicas das duas manchas. Teoricamente, as cores do corante são obtidas pela multiplicação do espectro de cores com o espectro de sensibilidade dos canais vermelho, verde e azul do CCD na câmera usada. Chamar essas multiplicações de uma convolução de cores resulta na operação inversa sendo chamada de deconvolução de cor, que é efetivamente uma separação das cores das manchas.
Obtenha a matriz de transformação do corante para os canais de cores RGB.
Calcule a transformação linear inversa de cor para concentração de corante.
A separação real é realizada na escala logarítmica das intensidades de cor, uma vez que a absorção da cor é exponencialmente proporcional à concentração do corante. Uma pequena implementação da deconvolução de cores é dada aqui.
Realize a deconvolução de cor em concentração de hematoxilina e corante DAB.
Multiplique cada componente pela cor da sua mancha correspondente.
Represente a concentração de corante com cores falsas.