Wolfram Language

Crie um explorador de tango

Wikidata armazena informações sobre uma grande variedade de assuntos, incluindo música. Ele fornece um terminal SPARQL para consultar esses dados.

Use o SPARQL para extrair informações sobre músicas de tango para criar um Dataset que possa ser consultado.

Carregue o GraphStore e introduza utilitários para trabalhar com o vocabulário do Wikidata.

Introduza várias subconsultas que definem as entidades relevantes (músicas listadas como "tango") e os dados a serem extraidos (compositor, letrista, áudio).

Combine as partes da consulta, marcando como opcionais partes que podem não existir (por exemplo, nem todas as músicas têm letras).

Uma música pode ter vários compositores, letristas ou gravações de áudio, o que significa que a mesma música pode aparecer em várias linhas com diferentes combinações de compositor, letrista ou áudio. Recolha o resultado usando um agregado (SPARQLAggregate) da seguinte maneira: Agrupe por "música" ou "áudio", o que significa que na maioria das vezes você obtém uma solução por música, mas se houver vários exemplos de áudio por música, eles serão listados como resultados separados. Compositores e letristas são combinados usando a função agregada group_concat, usando ";" como um separador.

Componha a consulta com o agregado e execute-a.

Crie um Dataset (e remova o wrapper RDFStringvocê não está interessado na tag da linguagem).

Dataset possui uma extensa linguagem de consulta. Quando aplicado a uma sequência de argumentos, cada argumento é considerado um "operador de consulta" que é aplicado no nível correspondente. No primeiro exemplo, você "não faz nada" no primeiro nível (All), depois extraia "songLabel" e "compositores" no segundo nível.

Select seleciona linhas cujos "compositores" contêm Gardel, em seguida, mostra "songLabel" e "letrsitas".

Encontre músicas com "áudio" e adicione uma coluna que permita abrir a música no seu navegador.

Exemplos Relacionados

de en es fr ja ko zh