Wolfram Language

SPARQL simbólico

A versão 12 introduz uma representação simbólica do SPARQL, a linguagem de consulta e atualização para RDF (do inglês Resource Description Framework).

Veja como compor uma simples consulta SPARQL simbólica. Primeiro, carregue o GraphStore e armazene um objeto RDFStore sobre frutas em uma variável para consultas posteriores.

O constituinte básico padrão de um grafo SPARQL é o padrão triplo, que é representado como um RDFTriple. Durante a execução da consulta, um padrão triplo é comparado aos triplos no conjunto de dados RDF. Uma SPARQLVariable em um padrão triplo atua como um espaço reservado. Defina dois padrões triplos, um para corresponder aos triplos "color" e outro para corresponder aos triplos "shape".

Agora combine os padrões, marcando o padrão "shape" como opcional usando SPARQLOptional. Em geral, os padrões de grafo podem ser combinados usando uma List ({}) para formar os chamados "padrões de grafos agrupados" (ou "padrões de grafos básicos" se a lista contiver apenas padrões triplos).

Em seguida, escolha o operador de consulta SPARQLSelect, que utiliza um padrão de grafos SPARQL e gera como resultado uma lista de associações.

Por fim, aplique a consulta ao conjunto de dados.

Exemplos Relacionados

de en es fr ja ko zh