Reconstrução 3D através de sobreposição de foco
Os microscópios têm uma profundidade de campo rasa. Os recursos de imagem na frente ou atrás do plano focal ficam rapidamente fora de foco e desfocados.
A sobreposição de foco é uma técnica de processamento de imagens que combina uma série de imagens com diferentes distâncias focais em uma, coletando seletivamente regiões em foco de cada imagem da série.
A função integrada ImageFocusCombine executa exatamente essa tarefa.
Além disso, pode-se derivar um mapa de profundidade para cada característica em foco e, portanto, para os pixels correspondentes na imagem. O mapa de profundidade resultante em combinação com a imagem original fornece uma reconstrução 3D do espécime sob o microscópio.
Considere a norma do filtro laplaciano como um indicador de um pixel dentro ou fora de foco. O filtro laplaciano seleciona os coeficientes altos de Fourier, que são subjugados primeiro se uma imagem estiver fora de foco.
Em seguida, para cada pixel, escolha a camada que exibe o maior padrão de filtro Laplaciano.
Multiplique o volume binário resultante com a pilha focal e some todas as camadas. Assim, você coleta apenas os valores de pixel que estão em foco.
O volume binário depthVol contém a informação de profundidade de cada pixel. Converta-o em um mapa de profundidade bidimensional.
A informação de profundidade é bastante ruidosa e não é igualmente confiável para todos os locais de pixel. Somente as bordas fornecem uma indicação clara se uma região da imagem está focada ou não. Portanto, use o focusResponses total como uma medida de confiança para o mapa de profundidade.
Considere apenas as medidas de profundidade com uma confiança maior que 0.05.
Você pode regularizar os valores de profundidade com MedianFilter e fechar lacunas com FillingTransform.
Visualize o mapa de profundidade em 3D usando a imagem em foco como sua textura.