WOLFRAM

Wolfram

SDK para Aplicações Independentes

Integre o poder da Wolfram em sua aplicação independente. O SDK para Aplicações Independentes possibilita vincular a Wolfram Language Runtime como uma biblioteca dinâmica dentro da sua aplicação, expondo apenas as capacidades da Wolfram Language de que você precisa. A Wolfram Language Runtime já vem pré-licenciada e elimina a necessidade de licenciamento individual por parte do usuário final.

Estudos de Caso

A Wolfram Language Runtime pode ser utilizada em qualquer tipo de aplicação. Confira abaixo a experiência de dois primeiros usuários.

Simulação em óptica

A Airy Optics, uma empresa líder em software de design óptico, utiliza extensivamente a Wolfram Language em suas soluções. Quando precisou integrar recursos de simulação de revestimentos de polarização multicamadas ao Zemax OpticStudio (como um plugin), a Airy Optics colaborou com a Wolfram para criar uma versão independente desse plugin. Uma parte essencial dessa funcionalidade de simulação foi desenvolvida usando a Wolfram Language.

Usuários do Zemax simplesmente adquirem o plugin da Airy Optics. Eles podem então incluir uma “Superfície de Usuário” em seu sistema óptico e configurar essa superfície para usar o modelo multicamadas da Airy Optics.

Realce de sintaxe

O pacote Wolfram LSPServer fornece recursos como realce de sintaxe e verificação de código (lint checking) para o Visual Studio Code e outras plataformas compatíveis com LSP.

O LSPServer é escrito inteiramente em Wolfram Language. Ele utiliza um kernel separado e, portanto, consome uma licença da Wolfram enquanto está em execução.

A Wolfram agora utilizou a Wolfram Language Runtime para criar uma versão do LSPServer que funciona como uma pequena aplicação independente. Isso significa que a aplicação não requer licença e já inclui o subconjunto necessário do Wolfram System.

Em breve disponível nesta página.

Pontos Principais

O que é Wolfram Language Runtime? É uma biblioteca dinâmica contra a qual sua aplicação é vinculada.

Existe um exemplo de aplicação que usa Wolfram Language Runtime? Sim, no post de lançamento, da Versão 14.1, o CEO Stephen Wolfram apresenta um exemplo de aplicação que utiliza a Runtime para chamar uma função da Wolfram Language.

Incluir a Wolfram Language na minha aplicação não aumentará muito o tamanho do pacote? Não necessariamente. É possível incluir apenas as capacidades da Wolfram Language necessárias para sua aplicação. Assim, muitas aplicações precisarão apenas de algumas centenas de megabytes (ou menos).

Meus usuários precisarão de uma licença da Wolfram? Não. Apenas o desenvolvedor da aplicação precisa ter relacionamento com a Wolfram. Seus usuários podem nem perceber que a aplicação utiliza Wolfram em segundo plano.

A Wolfram Language Runtime requer acesso à internet? Não. Contudo, seu código em Wolfram Language pode requerer conectividade. Para detalhes, acesse Wolfram System Internet Connectivity.

Quanto custa? O custo depende de quanto da Wolfram Language você utiliza. Com assinatura de código (code signing), o kernel é bloqueado e você paga apenas pelo que realmente usar.

Como funciona o programa beta? Nós disponibilizamos exemplos e documentação relevantes, além de oferecer suporte para ajudar você a construir sua aplicação.

Como desenvolver usando a Wolfram Language Runtime? A Runtime pode ser acessada via uma API baseada em C, que permite construir e avaliar expressões em Wolfram.

Meus usuários precisarão instalar a Wolfram Language? Fica a seu critério. Sua aplicação pode incluir a Wolfram Language no pacote ou exigir que já exista uma instalação prévia. A maioria dos desenvolvedores opta por empacotar a Runtime, a menos que seus clientes já tenham a Wolfram Language instalada.

Como é possível incluir apenas as capacidades necessárias da Wolfram Language? Estamos desenvolvendo ferramentas que “reduzem” (prune) a instalação da Wolfram, mantendo apenas os componentes essenciais para a aplicação em questão.

Quais são os possíveis casos de uso? para aplicações que utilizam Wolfram Language Runtime? A Runtime pode ser usada para incorporar funcionalidades da Wolfram em projetos de código aberto ou em software comercial.

Onde a Wolfram Language Runtime pode ser usada? Ela pode ser utilizada em qualquer sistema operacional de 64 bits que atenda aos requisitos do sistema.

Posso começar a desenvolver uma aplicação agora? Atualmente, oferecemos um programa beta para desenvolvedores que já tenham uma ideia de aplicação para utilizar com a Wolfram Language Runtime.

Precisa transformar sua aplicação com o poder da Wolfram? Participe do programa beta