Medidas correlacionadas
Frequentemente, a análise de medidas produz uma coleção de valores cujas incertezas são correlacionadas. Ao usar esses valores em outros cálculos, suas correlações devem ser levadas em consideração.
Aqui o exemplo H.3 do documento Guide to the Expression of Uncertainty in Measurement é seguido. Esse exemplo ilustra o processo de calibração linear de um termômetro, usando um ajuste de mínimos quadrados.
Determine uma coleção de pares , onde é uma diferença de temperatura em graus celsius em relação a , e é o desvio com o resultado correto.
Calcule o melhor ajuste linear.
Estes são os parâmetros do ajuste e suas incertezas estimadas.
Estas são as matrizes de covariância e correlação do ajuste. Você pode ver a correlação diferente de zero entre os valores, expressa no elemento fora da diagonal diferente de zero da matriz de correlação.
Estão relacionados conforme abaixo.
Para extrapolar o valor da diferença de temperatura para graus celsius, com uma estimativa de incerteza, seria incorreto executar qualquer um desses dois cálculos, com base em objetos Around independentes.
Esses dois cálculos equivalentes ignoram a correlação entre as incertezas dos parâmetros do ajuste. Para levá-los em conta, os parâmetros são descritos usando uma expressão VectorAround.