Analise as lacunas de Kirkwood no cinturão de asteróides
Os asteróides fazem parte dos corpos menores encontrados em todo o sistema solar. A maioria deles são encontrados em órbitas cujo eixo maior os colocam entre as órbitas de Marte e Júpiter. Por exemplo, Ceres, o maior planeta menor no cinturão de asteróides (também classificado como um planeta anão), pode ser encontrado entre Marte e Júpiter.
Os asteróides que têm uma ressonância orbital com Júpiter (a razão entre o período orbital do Júpiter e um inteiro pequeno) são afetados resultando em menos asteróides nesses locais. Estes são facilmente vistos contando o número de asteróides com um dado eixo maior orbital dentro do cinturão de asteróides.
Primeiro, obtenha o eixo maior de asteróides entre 2 e 3,5 UA do Sol.
Por fim, faça um gráfico com os dados para que você possa ver as lacunas, conhecidas como lacunas de Kirkwood, que resultam de ressonâncias orbitais com Júpiter.
Agora anote os "vales" onde poucos planetas menores são encontrados em uma dada razão entre o período orbital de Júpiter e um inteiro pequeno.
Você pode fazer uso de uma função para calcular o semi-eixo maior da órbita de um asteróide se você souber a razão entre o período orbital do asteróide e o de Júpiter, usando a forma simplificada da terceira lei de Kepler.
Dentro do intervalo de interesse, você pode encontrar todas as razões de inteiros pequenos, que devem corresponder a prováveis lacunas no cinturão de asteróides. Gere um par da fração do período de órbita em relação a Júpiter e o correspondente valor do eixo maior correspondente.
Para anotar o histograma original anterior, você precisa gerar essas anotações usando texto e setas.
Agora você pode fazer um gráfico da localização de órbitas com possíveis ressonâncias orbitais com Júpiter. Por exemplo, a grande baixa identificada como "3: 1" é o equivalente de planetas menores que fazem três órbitas para uma órbita de Júpiter. A maioria das razões de inteiros pequenos correspondem a quedas observadas no número de asteróides nessas distâncias, devido a perturbações gravitacionais.