O novo Sistema Internacional de Unidades
A partir de maio de 2020, as definições da maioria das unidades do SI (do francês Système international d'unités) serão alteradas. Referências a materiais (como o ponto triplo da água para definir o kelvin da escala de temperatura) ou referências aos artefatos (como o protótipo de quilograma de platina-irídio) serão eliminadas e as sete unidades básicas (segundo, metro, quilograma, ampere, kelvin, mol e candela) serão definidas através de constantes físicas. Aqui está o documento oficial: DRAFT 9th edition of the SI Brochure. As constantes físicas usadas para o SI são dadas pelo seguinte:
Aqui está uma tabela de seus valores anteriores a 2019. A constante de Planck, a carga elementar, a constante de Boltzmann e a constante de Avogadro possuem valores inexatos (atualmente medidos experimentalmente).
Todas essas constantes agora têm valores exatos. Por exemplo, aqui está o novo valor exato para a constante de Planck (quando medido em unidades SI).
E aqui está uma tabela mostrando os novos valores exatos para todas as constantes do SI de base.
Esses valores exatos das sete constantes definem de forma implicita os valores das sete unidades básicas do SI. Estas são as sete equações definidoras.
Este conjunto de equações pode ser "resolvido" para as sete unidades básicas e como resultado elas são expressas através das constantes.
Expressar as unidades por meio das constantes resulta em números inteiros e racionais com muitos dígitos. Em 2017, os valores das constantes foram escolhidos de forma que não ocorram descontinuidades relevantes nos tamanhos do quilograma, ampere, kelvin e mol.
Um pouco melhor para lembrar são as formas fatoradas dos números inteiros.